O objetivo da Romã Produtora Cultural, fundada em 2018, é desenvolver projetos culturais que integrem cultura e educação em eventos multilinguagem e dar continuidade à atividades de longa data como a MOSCA - Mostra Audiovisual de Cambuquira, que acontece em uma antiga sala de cinema de rua no Sul de Minas, um prédio Art Déco que permaneceu fechado por 20 anos e foi revitalizado como espaço cultural em 2001.

A produtora traz consigo a experiência e a continuidade de projetos de suas sócias fundadoras, Ananda Guimarães e Mariane Goldberg, ambas graduadas em Imagem e Som pela Universidade Federal de São Carlos, e produtoras com 15 anos de experiência em festivais, educação audiovisual e gestão de projetos culturais.

REALIZAÇÕES ROMÃ

2019

12ª MOSCA - Mostra Audiovisual de Cambuquira

Mostra de filmes de curta-metragem contemporâneos programados nas categorias:

Mostra Brasil; Mostra Internacional; Mostra Infantojuvenil (brasileiros e internacionais); Sessão da Meia Noite (terror e suspense) e o lançamento da Mostra Mineira, composta por três programas, que este ano tinha foco em filmes produzidos no interior do estado.

Foram exibidos 98 títulos selecionados entre 1488 inscritos. Além das sessões a mostra realiza oficinas, exposições, clubinho para crianças e café da MOSCA (pop-up restaurante com espaço para apresentações musicais).

Data: 10 a 14 de julho de 2019 | Local: Cambuquira - MG

Programação: www.mostramosca.com.br

Atualmente estão sendo programadas itinerâncias em outras cidades.


2018

MOSCA 11.5 | Edição experimental, intitulada “.5” da Mostra Audiovisual de Cambuquira, que será realizada bianualmente.

Em parceria com o VIS Vienna Shorts Festival, Glasgow Short Film Festival e L’Alternativa - Festival de Cinema Independente de Barcelona, a MOSCA trouxe ao Brasil os curtas-metragens do WE NEED TO DISAGREE, um programa triângulo, com curadoria de cada um dos festivais integrantes, com o foco na relevância do debate político no cotidiano. A mostra WE NEED TO DISAGREE foi programada por Matt Loyd (“A Vontade do Povo”, com produções do Reino Unido); Daniel Ebner (“Ilhas e Bodes expiatórios (e, de repente, o ódio desponta”, composto por curtas da Áustria, Alemanha, França, Bélgica, Polônia e Israel) e Tess Renaudo (“O Pessoal e o Político”, com filmes espanhóis e uma co-produção Espanha/ Suíça). Ananda Guimarães, curadora da MOSCA programou curtas brasileiros em diálogo com os programas internacionais, selecionados para a mostra NÓS PRECISAMOS OUVIR, composta por quatro programas: “Raízes, trajetórias e desvios obrigatórios”; “Contemporaneidades duradouras”; “Precisamos ouvir de outras formas” e “Contextos rasgados".

MOSCA 11.5 | Data: 27 a 29 de julho de 2018 | Local: Cambuquira - MG | Além das sessões de filmes, a mostra experimentou outras novidades na programação como Yoga no Parque, karaokê da MOSCA e Reunião Aberta de Programação.

MOSCA 11.5 SÃO PAULO | Data: 20 a 23 de setembro de 2018 | Local: CCSP (Spcine) - São Paulo-SP | Em parceria com a Embaixada da Áustria em Brasília a mostra recebeu Daniel Ebner, diretor artístico do VIS - Vienna Shorts Festival e idealizador do programa We Need to Disagree.

Programação: www.mostramosca.com.br/115/


GUIA CAMBUQUIRA

Projeto de conteúdo digital sobre a cidade do Sul de Minas Gerais que reúne turismo, cultura popular, valorização de estilo de vida no interior e economia criativa. Além de redes sociais, o projeto tem um site com informações sobre a cidade: www.guiacambuquira.com.br

Data: lançamento do site - setembro de 2018 - projeto permanente online.

Perfis: www.instagram.com/guiacambuquira | www.facebook.com/guiacambuquira